Notícia

Dicas de promoções para a época de São João

sexta, 31 de maio de 2019
Dicas e ideias de promoções temáticas que sua loja pode promover nesse período de festas de São João.

Confira as sugestões a seguir, veja quais são mais adequadas à realidade de sua loja e coloque-as em prática para garantir mais vendas entre junho e julho.

Entre no clima do arraial

Decore seu site e suas redes sociais com símbolos que remetam ao tema, como bandeiras e chapéus.

Se você está presente em redes sociais, use o espaço para produzir conteúdo interessante sobre a festividade.
Os textos e imagens podem chamar a atenção de pessoas que, talvez, nem saibam da existência de sua loja.

Queima de preços

É só falar em festa junina que uma das primeiras coisas que vem à mente é a fogueira. Para incluir esse importante item nas promoções de São João de sua loja, você pode criar a ação “Queima de preços”, dando desconto em produtos específicos exclusivamente durante esse período. É importante que esse desconto seja temporário, para fazer jus à promoção exclusiva dessa época.

Pescaria de desconto

A pescaria é uma brincadeira bem tradicional nas festas de São João. Então, que tal promover uma pescaria do desconto em sua loja? O cliente terá descontado do preço final da compra a porcentagem de desconto que ele pescar.

Lembre-se que esses descontos poderão ser aplicados sobre qualquer produto e valor, por isso, não é interessante colocar descontos muito altos. Além dos descontos, você também pode incluir na pescaria condições especiais e brindes. Assim, nem todos terão desconto na compra, apenas aqueles que tiverem a sorte de pescá-lo.

Arraial de ofertas

Arraial é o nome que se dá aos lugares onde acontecem as festas juninas. Oferecer um “Arraial de ofertas” é outra maneira de incorporar essa comemoração típica em sua loja. Arraial também tem relação com acampamento e está relacionado a algo temporário. Sendo assim, sua loja pode promover diferentes promoções temporárias dentro do Arraial de Ofertas. Por exemplo: cada semana é uma área da loja que está em promoção. Uma verdadeira festa (arraial) de descontos e condições exclusivas.

Promoção abençoada

A festa junina tem uma forte ligação com a religião, já que é nessa época que se festejam três importantes santos da igreja católica: Santo Antonio, São João e São Pedro. Uma maneira de envolver a questão religiosa – que é muito importante para vários de seus clientes – é oferecer como brinde uma réplica dos respectivos santos. Por exemplo: nas compras de junho e julho, os clientes levam para casa Santo Antonio, São João e São Pedro em miniaturas, “abençoando suas compras”.

Patrocine festas da sua região

Uma outra forma de atrair a atenção dos clientes para sua loja nessa época é patrocinando festas juninas de sua região. Seja uma festa da cidade ou uma festa da igreja, escolha aquela que melhor se adequar ao seu público e patrocine. Você pode oferecer ajuda financeira ou mesmo auxiliar com produtos da loja (móveis, por exemplo) em troca da divulgação de sua marca nos materiais de comunicação da festa.

Distribuição de comidas típicas

Falou em festa junina, falou em cocada, pé de moleque, milho, pipoca, cachorro-quente e muitas outras delícias típicas dessa época. Para chamar a atenção do público e fazê-lo entrar em sua loja, que tal distribuir alguns desses pratos tradicionais? Você pode distribuir cada dia ou semana um tipo de alimento ou bebida. Assim, o cliente que vier em um dia, não vai receber a mesma coisa se aparecer em outro.

E mesmo que o consumidor entre somente para ganhar a comida e não compre nada, não veja isso como algo ruim. Ele vai estar na loja, vai conhecer os produtos que você vende e, se for bem recebido e atendido, quando precisar comprar algo, é bem provável que ele retorne aí.

Brincadeiras para crianças

Sua loja vai ficar supermovimentada se você aproveitar esta época para oferecer brincadeiras típicas de festa junina para crianças. Faça pescarias, tiro ao alvo, derruba lata, pintura artística e outras atividades tradicionais de São João. Enquanto os filhos brincam, os pais estarão na loja, conhecerão o estabelecimento e os produtos. Novamente, mesmo que eles não comprem naquele dia, é bem provável que eles retornem quando precisarem comprar algo.

Dica final

Todas essas ações farão mais sentido e terão mais eficiência se forem realizadas em um contexto apropriado. Ou seja, a loja como um todo precisa estar no clima junino. 

Fonte: Blog do Varejo